segunda-feira, 4 de março de 2013

Horta em Casa: Sabor, Aroma e Decoração!!!


     As hortas em casas, varandas e apartamentos estão cada vez mais difundidas na atualidade, com uma frequência cada vez maior temos visto a utilização de vasos com temperos na cozinha, e jardineiras nas janelas dos apartamentos. Afinal, é tão gostoso usar temperos fresquinhos na culinária, uma folhinha de manjericão pode revolucionar o molho de qualquer massa e que suco não fica mais saboroso com folhinhas de hortelã. Pensando nisso, unindo uma paixão antiga por vasinhos de temperos, resolvemos dar dicas para iniciar uma hortinha em qualquer espaço que você conseguir, e utilizar estes vasinhos também na decoração de nossas casa. Pois estas ervas além de bonitas trazem um perfume todo especial para os ambientes!

 www.casa.com.br

As mudinhas podem ser plantadas em vasos ou em jardineiras, que oferecem um espaço maior e podem misturar espécies que se harmonizam.
 
 www.revistacasaejardim.com.br


Os vasinhos de temperos também podem localizar-se na janela da cozinha, bancada da pia ou acima dela. Facilitando sua utilização enquanto cozinhamos.

www.perfeitaordem.com.br

www.revistacasaejardim.com.br


Cuidados que devemos ter para iniciar nossa horta:

1) Ter muita atenção na montagem do vaso, pois uma drenagem ruím pode apodrecer as raízes, o vaso deve ter furos para escoamento da água, devemos colocar pedrisco, areia e a terra, nesta sequência, segue o passo a passo:

 www.triodesigner.blogspot.com.br

2) Atentar para quantidade de água,  não deve ser pouca nem muita, observe a condição da terra, se seca, ou quando úmida a rega é desnecessária. Pesquise também sobre a quantidade de água necessária à cada espécie.

3) Atenção também à exposição ao sol, algumas espécies como o manjericão, pimenteira, salsa e couve suportam bem a insolação, espécies como a hortelã preferem meia-sombra.

4) Quanto mais você utilizar os temperos, mais eles crescem e surgem folha novas, portanto a poda é necessária. Mas tenha em mente que em pequenos vasos, eles não iram durar uma eternidade porém quando bem cuidados podem durar vários meses. E espécies como a hortelã e o manjericão podem ser replantadas com pequenos galhos.

5) Utilize adubo mensalmente, destes comprados em supermercados ou viveiros, leia com atenção e quando trocar as espécies dos vasos substitua toda a terra.

6) Algumas espécies podemos retirar sementes com frequência, como as pimenteiras, e estar frequentemente replantando-as.

7) Vocês podem comprar as sementes ou as mudinhas prontas e transplantá-las para vasos maiores conforme a primeira dica.

A minha primeira horta, instalei ao lado da cozinha, uma estrutura metálica e fixei os vasinhos com arame, ficou bem charmosa e muito útil. Neste caso, temos hortelã, pimenteira, salsa, tomilho, sálvia, manjericão roxo, alecrim e couve: 


 E recentemente resolvi aumentar a horta no corredor da casa com o modelo do Rosenbaum, utilizando garrafas PET, uma excelente forma de reciclagem e estimular o cultivo de verduras orgânicas. Mostrarei o passo-a-passo:

Esvazie as garrafas, limpem bem, faça furos(utilizei um arame quente) e faça um corte na parte de cima:

 
Preencha a terra conforme o procedimento acima como o vaso e pendure com auxílio de arame.

 E pronto está pronta minha horta by Rosenbaum:


Recomendo os seguintes temperos que não exigem cuidados tão especiais:


                    
                          ALECRIM                    HORTELà                  MANJERICÃO ROXO
 
      
 PIMENTEIRAS DIVERSAS
 
           ORÉGANO                    TOMILHO                   MANJERICÃO VERDE
 


     Boa horta para vcs!!!

Amanda Dias e Elaine Paniago, agora em Cuiabá, rs!!!
  


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário