sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O charme dos Ladrilhos Hidráulicos!



Os ladrilhos hidráulicos foram inspirados nos mosaicos bizantinos. Foram trazidos principalmente pelos portugueses ainda na década de 1920. Fizeram parte da Arquitetura Colonial. A produção dos ladrilhos até a atualidade é artesanal, existem várias fábricas de ladrilhos, destacando-se o estado de Minas Gerais. 



         
A técnica é passada de geração para geração. Sua composição se dá com areia, pó de mármore, cimento branco, pedras e corante. É produzido através moldes, prensados e por fim submergidos em água por 24 horas daí sua denominação. 



               Confecção do Ladrilho


Como não são pintados, as cores estão em sua composição, assim que apresentam desgaste podem ser lixados e envernizados. Possuem excelente durabilidade, são muito resistentes aos intempéries!!!

E eles têm sido muito utilizados na Arquitetura Contemporânea, eles dão um colorido especial à qualquer ambiente, podem ser utilizados no chão, na parede, em bancadas, e são mais utilizados em Cozinhas, Churrasqueiras, Copas e Banheiros, por serem revestimentos próprios para áreas molhadas. Porém recentemente eles têm ocupado cada vez mais espaços na casa, compondo painéis cada vez mais integrados à decoração.







 


Fonte: www.casa.abril.com.br

Comumente são utilizados em mosaicos, tornando-se bem coloridos, porém podem combinar também cores específicas, em harmonia com a decoração do ambiente.




Abaixo alguns exemplos de utilização de ladrilhos na Feira de Decoração CASA COR realizada em Cuiabá.
     


O meu primeiro projeto de Decoração de Interiores não poderia faltar esta minha paixão pelos ladrilhos, é um ambiente de Churrasqueira, predominando o tecnocimento nas paredes e na bancada. As cores dos ladrilhos inspiraram as luminárias, as banquetas e a prateleira acima da pia. As mesas e cadeiras de alumínio também harmonizaram com a cor do tecnocimento.

 



Agora uma super dica para quem adorou os ladrilhos, quer dar um toque especial em casa, mas não quer quebrar a parede, nem trocar suas cerâmicas. Podemos dar uma super renovada utilizando adesivos, possuem um ótimo custo-benefício. Isso mesmo!!!Adesivos que imitam os ladrilhos, temos cada vez mais ofertas  deste produto na internet com modelos cada vez mais variados. Os modelos abaixo adquiri no site Gecko, são super resistentes, suportam limpeza e apliquei há mais de um ano e não descolaram ou desbotaram. Super recomento a Gecko Adesivos(www.geckostickers.com.br)!!!





Espero que gostem, que tenham se inspirado para dar um colorido especial à casa de cada um de vcs!!! 

Beijos

Amanda Dias e Elaine Paniago!!!

2 comentários:

  1. Que lindos estes azulejos! Estou até pensando em colocar no meu futuro "espaço gourmet". Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm...vai ficar lindo!!!Poucos ladrilhos em cima da bancada da churrasqueira já dão um colorido fantástico. E aí no Rio é super fácil de encontrar!!!Gosto muito da mistura de tecnocimento e ladrilhos coloridos para área externa, é prático e muito bonito!!!Bjinhos

      Excluir