quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Decoração Natalina





É um grande prazer inaugurar o blog neste período onde a maioria das pessoas transpiram decoração. O natal nos faz refletir sobre a religião, sobre a importância da família e porque não sobre  a decoração de nossas casas, até mesmo quem não se interessa sobre o assunto, nesta época do ano intuitivamente se surpreende arrumando a árvore e preparando guirlandas para porta e janelas. E quem se interessa muito pelo assunto se delicia com tantas opções e mimos para deixar nossa casa cada vez mais bonita. O comércio inicia o natal cada vez mais cedo e o lado positivo desta história é que temos mais tempo para pesquisar e economizar nas compras. Decorar mais por menos!!!
A ideia da criação do blog é que possamos decorar nossa casa com boas dicas e uma boa dose de economia. Lembrando que a decoração de interiores não precisa ser cara para ter qualidade e sofisticação. É possível decorar com boas ideias à um preço justo!
Então mãos à obra: Vamos abordar o centro das atenções da casa no natal:
 
Árvore de natal, a tradição do pinheirinho

Um símbolo da vida, a árvore de natal é uma tradição muito mais antiga do que o Cristianismo e não é um costume exclusivo de nenhuma religião em particular. Muito antes da tradição de comemorar o Natal, os egípcios já levavam galhos de palmeiras para dentro de suas casas no dia mais curto do ano, em Dezembro, simbolizando A triunfo da vida sobre a morte.
Os romanos já enfeitavam suas casas com pinheiros durante a Saturnália, um festival de inverno em homenagem a Saturno, o deus da agricultura. Nesta época, religiosos também enfeitavam árvores de carvalho com maçãs douradas para as festividades do Solstício de Inverno.
 
Fonte: Blog Lar de Lis.2012
A tradição do pinheirinho de natal


A primeira referencia à árvore de natal como a conhecemos hoje data do século XVI. Em Strasbourg, Alemanha (hoje território francês), tanto famílias pobres quanto ricas decoravam pinheirinhos de natal com papéis coloridos, frutas e doces. A tradição espalhou-se, então, por toda a Europa e chegou aos Estados Unidos no início de 1800.
De lá pra cá, a popularidade da árvore de natal só cresceu. A lenda conta que o pinheiro foi escolhido como símbolo do natal por causa da sua forma triangular, que de acordo com a tradição cristã, representa a Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

A árvore de natal ao redor do mundo
Na Europa, uma das tradições natalinas consiste em decorar um pinheiro com maçãs, doces e pequenos wafers brancos, representando a eucaristia. A Árvore do Paraíso, como é chamada, era o símbolo da festa de Adão e Eva, que acontecia no dia 24 de Dezembro, muito antes da tradição cristã do Natal. Hoje, a árvore não só representa o Paraíso como no início da tradição, mas também a salvação.
Na tradicional árvore de natal as bolinhas coloridas estão sempre presentes, dão o brilho à árvore, e à guirlanda, e podem ainda ser espalhadas por toda a casa. E elas têm preços variados, podemos comprar os modelos mais comuns e personalizar suas bolinhas com glitter de várias cores e dourado fazendo desenhos com cola de isopor ou cola quente. Abuse das fitas de cetim de vários tamanhos, elas dão um colorido especial!!!







 
Outra importante dica nos enfeites de natal é utilizar pedaços de canela em pau, além de lindas, elas perfumam o ambiente e dão  um charme todo especial. Ela pode ser utilizada amarrada com fita em arranjos pequenos ou grandes.




Fonte: http://www.mdemulher.abril.com.br

       E a árvore de natal pode não ser tão óbvia como a imaginamos, temos excelentes idéias criativas para utilizar na decoração natalina de árvores diferentes, fáceis de fazer porém com um ar bem contemporâneo.


Fonte: http://www.meumundocraft.com
Fonte:http://blog.cb2.com


Na maioria das vezes, as pessoas se limitam a decorar apenas um ambiente, a sala de jantar por exemplo, onde receberemos convidados porém o espírito natalino pode estar em todos os ambientes inclusive nos banheiros e jardins. Não seria divertido ter um banheiro deste no natal?

As guirlandas também são um encanto do Natal, toda casa deve ter uma na porta de entrada. A origem da guirlanda natalina, ou coroa de Natal, é anterior ao cristianismo. Ainda na época dos gregos pagãos, elas eram colocadas nas portas de entrada como um “adorno de chamamento” aos deuses, ou seja, um sinal de boas-vindas. 
Na Roma Antiga, um ramo de plantas enrolado no formato de coroa era um voto de saúde.
 Posicionando-a na porta de casa, significava saúde para todos os habitantes. Um pouco depois, na Idade Média, a sua relação com o Natal ainda não era muito forte. Também como símbolo de boas-vindas, era exposta na porta dos lares durante o ano inteiro com o brasão familiar. Além disso, ela servia de proteção contra bruxas, demônios e má-sorte.
 
Elas deixam as casas bem charmosas e as opções são infinitas. Veremos algumas dicas de guirlandas fáceis de fazer e muito bonitas. Ao lado temos um modelo com balinhas de morango.Abaixo um modelo feito com laços de fita de duas cores.



Fonte: http://www.luciana-vieira.com/2010/11/guirlandas.html



O modelo com rolhas é bem fácil de fazer, elas podem ser coladas com cola quente em um aro de arame ordenadas ou de forma aleatória.


Fonte: http://designinnova.blogspot.com.br 
O modelo de Denise Meneghello que utiliza embalagens de Nespresso ficou um charme:




Fonte: Blog DeniseMeneghello

E se você gostaria de ter uma guirlanda carregada de axé, eis um modelo amarrado com fitas de Nosso Senhor do Bonfim e pingentes de pimenta de tecido.

Fonte:www.panosecontas.blogspot.com.br


 A mesa de jantar também pede decoração especial, e o natal por ter uma característica “gastronômica”, combina muito bem com os enfeites de mesa. Devemos escolher bem, as toalhas, as louças, copos e talheres e abusar dos enfeites, das cores fortes natalinas, e a utilização de velas também dão um clima super especial.
 



Uma forma divertida de decorar a mesa é utilizar frutas como esta pequena árvore:

A utilização de pétalas de rosas vermelhas é um truque simples e pode colorir a mesa de jantar!
 

E não se esqueçam, uma mesa de jantar deve ter porta-guardanapos e eles podem se tornar o xodó da decoração, podem colorir, podem proporcionar sofisticação e requinte, podem ser divertidos enfim têm uma importância fundamental, abaixo temos uma seleção:
Fonte:www.airu.com.br
 
Fonte:www.flickr/photos/valechitta


Fonte:www.claudia.abril.com.br/especiais/natal
 



 

 Grande Abraço!!!!

3 comentários:

  1. Está muito bonito o blog!
    Adorei as dicas para o Natal!
    Sou sua seguidora e vou aproveitar bastante as dicas!
    Bjão

    Eliamara Werneck

    ResponderExcluir
  2. Sou amiga da Amandinha e também amoooooo decoração!!! Passei para elogiar o blog e dizer que adorei as decorações natalinas.

    Também tenho um blog... http://jeitinhopradecorar.blogspot.com.br/ se quiser dar uma passadinha por lá...

    Bjs e até breve!

    ResponderExcluir
  3. O tema escolhido não poderia ser melhor.Eu também amo artesanato, ajudo minha filha nas confecções das encomendas da sua loja virtual. Está de parabéns , amei os trabalhos , de bom gosto e de uma criatividade incrível. Muito $uce$$o e visitas para o seu blog.Beijos. Depois visite meu blog tá menina linda e inteligente!

    ResponderExcluir